[BACK TO BLOG]

2023-04-16

Criptomoedas: Bitcoin, Ethereum e conceitos essenciais

Por que o Bitcoin existe?

Ele surge em 2008 em um artigo, graças ao "Satoshi Nakamoto". É um sistema que permite que pessoas possam enviar dinheiro pela internet. Surge com os CypherPunks, os quais são um grupo de pesquisadores criptográficos, que procuravam formas de fazer que a internet fosse mais segura. Na década de 90, eles criaram a PGP, que permitia você enviar mensagens para pessoas de forma criptografada.

Até então, a criptografia era algo usado principalmente em guerras. Inclusive, quem criou esse protocolo, foi levado à prisão, pelo governo americano, acusado de estar entregando uma arma de guerra à população.

Bitcoin começou bem pequeno, mas teve um crescimento exponencial com o tempo. No início era um pequeno grupo de entusiastas de criptografia, e agora é algo global.

Hoje, a Internet inteira, a rede visa cobra cerca de 2 a 5% de taxas sobre todas as transações operadas no mundo. Pessoas naturalmente foram migrando para o Bitcoin, e hoje temos até muita especulação.

Ethereum

Com essa nova rede, veio o conceito de Smart Contract, onde posso basicamente programar dinheiro. Smart Contracts servem como uma forma de intermediar serviços, de forma descentralizada.

A revolução do blockchain

Uma transação sem blockchain funciona, basicamente, envolvendo cerca de 5 a 10 intermediários. Eles adicionam confiança nessa cadeia, adicionam segurança no sistema, mas, são ineficientes, demorando muito tempo… é aqui que começa o Blockchain como uma alternativa.

  1. Começa com você, querendo enviar uma quantidade de dinheiro a um destinatário - Destinatário e valor.
  2. E, quando você aperta o botão de enviar, a transação vai para a internet, e será recebida por vários computadores (os quais são chamados mineradores), que vão verificar se todas essas informações são verídicas.
  3. Se tudo for real, irá colocar essas transações em um bloco, junto de outros blocos aprovados, a fim de gerar uma assinatura única, um identificador para cada bloco, dependendo da informação que haja nele, por meio do proof of work.
  4. Cada bloco se conecta ao outro, referenciando o ID do anterior, criando uma grande rede de blocos de informação.

Desta forma temos um banco de dados geral, transparente, imutável, onde podemos ver todas as transações desde o início da era da internet.

Vantagens

  • Realizando pagamentos, tudo será mais direto. Mais rápido, e sem intermediários.
  • Transação irreversível

Mineradores

Eles alocam recursos computacionais, para assegurar a rede de blockchain. Eles validam os blocos, e como recompensa, ganham bitcoins.

Bitcoin é o ouro digital?

Ouro existe há milhares de anos e é valioso por várias razões, mas uma das principais, é o fato de ser escasso. Ter bitcoin é como ter ouro, só que de forma digital.

Ele é escasso porque só existe um número máximo de bitcoins, sendo 21M. Não podem ser programados mais.

Halving

Cada bloco minerado (10 min entre bloco), o minerador ganha novos bitcoins. Cada 4 anos a recompensa de bitcoins cai pela metade. Sendo recebido por bloco minerado, 6,25 blocos de recompensa. Quando acabar, em 2145, por bloco minerado, se receberá 0, já que não haverá mais bitcoin por ser minerado. Com o tempo ele vai se consolidando.

Lastro?

O lastro do ouro são as características físicas do mesmo. No caso do lastro do dólar, é o poder dos Estados Unidos. Já o lastro do bitcoin, são os milhares de mineradores, e todo o poder computacional que existe por trás dessa rede.

  • Escassez
  • Segurança
  • Capacidade dos mineradores minerarem

Guia das altcoins

Todo Cripto ativo é uma criptomoeda, mas nem toda criptomoeda é um cripto ativo. Cripto ativo é um ativo financeiro, com um valor de mercado, que pode ser negociado em uma bolsa de valores.

Criptoativos

  • Meios de pagamento
    • Bitcoin, Ripple, Litecoin (Versão mais rápida do bitcoin), etc.
  • Layer 1: Uma camada básica onde você pode ter vários serviços. Ethereum, Stellar, Polkadot (o petróleo digital), são exemplos de. Uma grande plataforma, um ecossistema onde você pode criar qualquer coisa. Aqui existe o grupo da web3, que vem para mudar a web2 e quebrar esse paradigma. Você é dono dos seus dados (porque você tem controle deles, já que estão armazenados num blockchain). Brave, por exemplo, nos remunera pela nossa atenção, nos pagando por ver anúncios.
    • Na web2 o modelo de negócio e usar nossos dados para gerar dinheiro. Eles usam nossos dados, e vendem para anunciantes para ganhar dinheiro com a nossa atenção.
  • Layer 2: BAT (funciona na rede do Ethereum), Chainlink: um oráculo que toma informações reais, só que no blockchain. Uma rede de fornecimento de informação.

Por que investir em criptomoedas?

Tem um potencial gigante de transformar o futuro, por ser uma tecnologia disruptiva. Assim como a Inteligência Artificial demorou em chegar ao auge, ou a internet, por exemplo, cripto vai pelo mesmo caminho.

Faça um investimento pequeno com olhar no logo prazo. Um valor pequeno, além de não afetar seu risco geral, pode valorizar muito.

Você deve ter cuidados com as oscilações, porque o efeito da volatilidade no curto prazo, é ofuscado pelo aumento da tecnologia.

  • Tecnologia nova, grande potencial.
  • Correlação baixa,

Como investir em cripto-moedas de forma segura

Existem duas formas: em corretora, ou se expondo a fundos.

O ideal é comprando em corretora, e depois guardando os cripto-ativos em um cofre! Ou seja, sua wallet pessoa, já que as exchanges não são muito seguras na hora de guardar ativos.

Já no investimento via fundos, você pode investir de forma simples, onde você não entra na complexidade de comprar o ativo, e terceiriza a segurança da gestão. Como alternativa de investimento, o ideal serial comprar por meio de fundos.

Já se você quer fazer parte da tecnologia, e se afundar no movimento cripto, compre por meio de corretoras e guarde em carteiras privadas.

Gestão passiva: você escolhe um investimento fixo, e deixa pro longo prazo

Gestão ativa: Você realiza constantes mudanças no seu portfólio e vai se adaptando.

  • Como a Hashdex investe de forma segura? Quais ativos investir? Se confia num índice chamado: NASDAQ CRYPTO INDEX, que é bem avaliado pela NASDAQ.
  • Depois, se escolhe a corretora, e são Exchanges reguladas nos Estados Unidos, com balanços, politicas internas e históricos sólidos.
  • Logo, se faz uma custódia, com um armazenamento de forma muito segura. Se contratam custodiantes terceirizados, que utilizam deep cold storage, uma alternativa muito cara para investidores individuais, mas disponível por meio de fundos.

Como armazenar cripto ativos

Uma carteira de criptomoeda, tem chave publica (seu endereço) e privada (senha). Em cripto você é detentor de sua chave privada. Essa chave deve ser armazenada de forma muito segura.

Hardware Wallet

Um pendrive que armazena essa chave privada. Ela fica desconectada da internet. É a forma mais segura para usuários comuns.

Carteira Digital

Menos segura, porém muito mais comum, ter um aplicativo que gerencie sua carteira.

Deep Cold Storage

Você gera a chave completamente desconectada da internet em computadores que nunca tiveram acesso à internet, se separam as chaves em alguns pedaços, e se armazenam em cofres. É isso o que os mais ricos fazem. Para fazer esse armazenamento, normalmente as empresas contratam custodiantes que são empresas focadas em fazer esse armazenamento. Guardam as chaves em abrigos subterrâneos ao redor do mundo. Usam computadores que nunca foram utilizados, tiram a placa de rede. Geram a chave privada nesse computador, quebram a chave privada em vários pedaços e armazenam de forma descentralizada.

  • Esse tipo de armazenamento só é feito para investidores muito grandes. No caso, fundos da hashdex têm esse tipo de armazenamentos.

NA PRÁTICA - Configurando uma carteira de Bitcoin

Ao baixar uma hot wallet:

  • Escolha uma confiável.
  • Lembre que sua cripto está no blockchain e você só pode acessar com a seed phrase.
  • Guarde bem sua seed phrase.
  • Você deverá pagar uma taxa de mineração (um valor para a sua transação ser registrada no blockchain).
    • Quanto tem mais pessoas querendo fazer as transações, tem simples lei de oferta e demanda, portanto, se a rede estiver congestionada, a taxa vai aumentar. Você tem outras opções para pagar taxas mais baratas, mas o tempo de envio será muito maior.

Quais criptomoedas comprar?

São mais de 1500 projetos, e entre esses, escolher os que são:

  1. Negociados em bolsas reguladas;
  2. Suportados por custodiantes institucionais
  3. Ativos com uma liquidez mínima
  4. Ter uma representação de mercado.

Estudos de Caso: DE-FI

Elimina a necessidade de ter intermediários financeiros, criando um dinheiro programável. Por exemplo: hoje, se você precisa tomar um empréstimo, você normalmente vai a um banco, o qual é uma instituição financeira. Esse banco atua como um elo de confiança entre os correntistas, que capitalizam o mesmo, e as pessoas que precisam de dinheiro. Eles cobram spreads bancários (taxas) muito altos em troca dessa confiança.

Com blockchain, você consegue automatizar esses processos e terceirizar essa confiança, deixando-a nas mãos da tecnologia. Neste caso, os intermediários seriam os contratos inteligentes. Isso faz o processo rápido, acessível, e com uma taxa muito menor. Você basicamente deposita esse capital no protocolo, e ele administra o resto.

Camadas

  • Camada de liquidação de ativos - o próprio blockchain
  • Emissão dos ativos - tokenização (registrar imóveis num blockchain, ao invés de registrar no cartório. Stablecoins - fiat tokenizada)
  • Smart Contracts com funções específicas - exchange, gestão de garantias, negociação eletrônica, entrega contra pagamento (garantir que eu receba algo de quem compre).
    • Você entrega seu dinheiro pro smart contract, ele retem o dinheiro, e entrega pro destinatário uma vez a condição seja concluída.
    • Você pode basicamente substituir a B3 por completo, de forma mais segura e mais barata.

Últimos conselhos

Uma alocação pequena com visão de longo prazo. De-Fi tem o potencial de mudar por completo a indústria financeira.